A gestão de risco é o nome que intitula o processo de identificação, avaliação e controle de ameaças ao patrimônio e aos lucros de uma empresa.
Se for bem elaborado, um programa de gestão de risco avalia toda a gama de perigos que um negócio enfrenta em cada área. O gerenciamento de riscos também considera a relação entre os riscos e o impacto em cascata que eles podem ter sobre os objetivos e as metas da empresa.
Essas ameaças podem vir de fontes variadas, como perdas nos processos industriais e logísticos, finanças, recursos humanos e até mesmo do setor de TI, ligado à tecnologia da informação.
Cada uma delas exige estudos diferentes para que seja feita uma gestão eficiente dos riscos – e é especificamente sobre a gestão de risco na área de TI que falaremos a seguir. Boa leitura!
A importância da gestão de riscos na área de TI
O setor de TI desempenha um papel essencial em muitos negócios. Se o seu é um deles, saiba que é importante conhecer, reduzir ou gerenciar esses riscos.
Também é necessário desenvolver um plano de resposta, no caso de uma crise de TI, para cumprir com as obrigações legais em relação à privacidade e tratamento dos dados, transações eletrônicas e informações de recursos humanos, exigidas por regulamentações como a LGPD.
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A gestão de riscos não serve para que não se corra riscos em nenhum momento, mas sim para saber quais riscos não valem a pena correr, quais riscos levarão ao objetivo do negócio e quais têm uma recompensa suficiente para serem assumidos.
Quais são os riscos que existem na área de TI?
Dentre as ameaças analisadas no setor de TI, você verá duas categorias: riscos de TI e ameaças criminosas. Os riscos de TI incluem:
- Falha de hardware e software– como perda de energia ou corrupção de dados.
- Malware– software malicioso projetado para interromper a operação do computador.
- Vírus– códigos que podem se espalhar de um computador para outro.
- Spam, golpes e phishing– e-mail não solicitado que visa induzir as pessoas a revelarem detalhes pessoais ou comprarem produtos fraudulentos.
- Erro humano– processamento incorreto de dados, descuido no tratamento de dados ou abertura de e-mails infectados com vírus.
São ameaças de TI criminosas:
- Hackers – pessoas que invadem ilegalmente os sistemas de TI.
- Fraude– alteração de dados para benefício ilegal.
- Roubo de senhas– alvo para hackers maliciosos.
- Negação de serviço– ataques online que impedem o acesso ao site para usuários autorizados.
- Violações de segurança– inclui invasões físicas ou online.
- Desonestidade da equipe– roubo de dados ou informações confidenciais, como detalhes do cliente.
Ainda será necessário ter atenção a desastres naturais que prejudicam a infraestrutura, como:
- Incêndios
- Enchentes
- Desabamentos
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Como fazer a gestão de riscos para o setor de TI?
O gerenciamento de riscos de tecnologia da informação (TI) é um processo estruturado que envolve a identificação, a avaliação e a redução das ameaças, além de um plano de resposta caso alguma delas se concretize. Veja passos práticos para uma eficiente gestão de riscos:
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Identifique o risco
Você não pode se preparar para o risco sem primeiro descobrir onde e quando ele pode surgir. Portanto, toda a equipe de TI deve estar alerta para descobrir e reconhecer quaisquer riscos, detalhando-os e explicando como eles podem impactar o projeto e os resultados.
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Análise o risco
Depois de identificar o risco, você deve analisá-lo para entender se o seu impacto é grande, pequeno ou mínimo e qual seria o impacto para cada um dos riscos, avaliando como ele pode influenciar a empresa.
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Avalie e classifique o risco
Depois de avaliar o impacto dos riscos e entender quais são prioridade, comece a desenvolver estratégias para o controle das ameaças, determinando a probabilidade de ele ocorrer e o que pode causar.
Assim, fica mais simples definir qual risco deve ser trabalhado e qual pode ser ignorado sem prejuízos.
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Responda ao risco
É hora de agir. Faça um planejamento de resposta, assumindo os seus riscos de alta prioridade e decida como tratá-los e rebaixá-los para menor prioridade. Estratégias de mitigação de risco se aplicam aqui, bem como planos preventivos e de contingência.
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Monitore e analise o risco
Depois da ação, você deve rastrear e revisar o progresso na redução do risco. Use sua avaliação para rastrear e monitorar como a sua equipe está lidando com o risco para garantir que nada seja deixado de fora ou esquecido.
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Boas práticas para a gestão de risco de TI
Veja seis boas práticas recomendadas ao fazer o gerenciamento dos riscos no setor de TI da sua empresa.
- Avalie cedo e frequentemente. Lembre-se de que é um processo sem fim; continue monitorando o tempo todo. O risco nunca cessa.
- Tenha um canal claro para comunicar os riscos com toda a organização. Isso é fundamental para identificá-los e respondê-los de modo rápido e eficaz.
- Se ainda não existe um processo e um plano para lidar com o risco, você sempre estará um passo atrás. Uma avaliação de risco da área de TI é fundamental até mesmo para compreender as funções e as responsabilidades de todos na equipe do projeto.
- Envolva toda a equipe no gerenciamento. Cada pessoa tem uma perspectiva única e pode fornecer uma visão das áreas onde podem surgir riscos.
É importante considerar a elaboração de um código de conduta para fornecer aos colaboradores e aos clientes uma direção clara para definir quais são os comportamentos aceitáveis em relação às questões do setor de TI, como proteção da privacidade e conduta ética.