Nós já destacamos – aqui no blog – o quanto a baixa rentabilidade pode ser prejudicial para empresas. E saber reconhecer os sinais de que o seu negócio não é tão lucrativo quanto deveria, é essencial para realizar os ajustes necessários, a fim de mantê-lo vivo e próspero.
Conheça, no texto a seguir, as soluções para três situações de baixa rentabilidade, que apresentamos no post anterior.
Fluxo de caixa inconsistente
Ter oscilações no fluxo de caixa é algo normal dentro de todo negócio. Mas, achar que as variações bruscas e constantes não apresentam problema é perigoso.
Além disso, deixar para acompanhar o fluxo de caixa a cada 15 dias ou uma vez por mês é outro grande erro. A saúde financeira do seu negócio precisa de atenção diária.
Fazer um planejamento orçamentário adequado e frequente vai evitar que a empresa tenha queda na rentabilidade, além de eliminar preocupações com respeito à capacidade de pagar as despesas todo mês.
Dívidas mal administradas
Diante do crescimento de um negócio, as dívidas vão surgindo. Algumas são investimentos feitos a longo prazo, e isso é saudável para o desenvolvimento da empresa.
Mas, perder o controle dessas dívidas ou ignorar uma para quitar logo outra, pode resultar na falta de dinheiro para a empresa funcionar no dia a dia ou no pagamento de altas taxas de juros.
A solução? Negocie suas dívidas pendentes e mantenha um controle claro sobre o pagamento de cada uma.
Além disso, antes de fazer qualquer investimento, verifique o seu orçamento para garantir que terá condições de arcar com ele.
Vendas em baixa
É normal ter meses com vendas um pouco mais baixas. No entanto, se esse problema persiste por um bom período, chegou a hora de rever suas estratégias.
Desenvolver um bom plano de marketing para conseguir novos clientes e fidelizá-los será de grande ajuda. Reveja também a qualidade do seu produto e procure torná-lo cada vez melhor.
Por fim, aprimore seu processo de vendas, levando em conta a jornada de compra dos seus clientes e se tornando um verdadeiro consultor, pronto para ajudá-los em cada etapa desse processo.
Se manter atento aos sinais de baixa rentabilidade, descobrir quais são as suas causas e agir rapidamente para combatê-las vai fazer com que o seu negócio seja bem-sucedido e continue relevante por muito tempo. Por isso, é imprescindível fazer uma análise integrada dos setores, contando com o auxílio de um sistema de gestão, para poder se prevenir a possíveis situações.
Acompanhe muitas dicas de gestão em a nossa página no Facebook!