
Saber equilibrar o uso da tecnologia à estratégia de negócios é fundamental para a empresa ser competitiva no mercado. Essa foi uma das lições aprendidas no ERP Summit, um dos maiores eventos globais de gestão e tecnologia. A edição de 2025, realizada nos dias 24 e 25 de março, contou com a participação da Consistem e reuniu mais de 7 mil profissionais que buscam otimizar a gestão com soluções inovadoras em software.
A programação do ERP Summit 2025 reforçou a importância de as empresas repensarem a forma como organizam seus processos e se relacionam com o público diante do avanço desenfreado da tecnologia. Ou seja, não basta a empresa adotar as últimas novidades do mercado, mas também é preciso saber utilizá-las adequadamente para crescer.
Conheça 4 tendências abordadas no evento e entenda a importância de a sua empresa conectar tecnologia e planejamento para crescer de forma estratégica e sustentável.
Automatização e produtividade
O uso de tecnologias adequadas facilita o acesso a informações relevantes sobre a empresa e colabora para que os processos sejam gerenciados de forma mais assertiva.
O compartilhamento de dados entre as áreas ajuda a evitar erros e permite que a equipe trabalhe de forma mais estratégica, se dedicando a atividades mais relevantes. Tudo isso melhora o ambiente de trabalho, aumentando a produtividade e o engajamento.
Segundo um estudo da MCKinsey, empresas que investem em tecnologia para automatizar tarefas alcançam uma taxa de crescimento até três vezes maior do que as que não investem.
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Controle e otimização de custos
A transformação digital melhora a eficiência e simplifica a gestão, possibilitando uma visão integrada dos processos. Esse maior controle ajuda a reduzir erros e a identificar procedimentos desnecessários, fazendo a empresa economizar tempo e recursos.
Ao investir em tecnologia e inovação, a gestão tem em mãos os dados necessários para tomar decisões com mais agilidade. Tudo isso torna o planejamento mais assertivo e aumenta a eficiência da equipe, acelerando o crescimento da organização.
Melhoria contínua
Nem sempre é preciso criar um produto novo para uma empresa ser considerada inovadora. Às vezes, conseguimos alcançar os melhores resultados quando simplificamos processos ou buscamos melhorar os produtos e serviços que já existem.
Dessa forma, podemos dizer que a tecnologia e a melhoria contínua andam de mãos dadas. Utilizando as soluções adequadas, é possível analisar dados com maior rapidez e precisão, identificar gargalos nos processos e a reconhecer novas oportunidades de negócio.
A prática da melhoria contínua também está ligada diretamente à cultura da empresa. Organizações que estimulam os colaboradores a proporem melhorias, investem em capacitação e têm disposição para redefinir as estratégias quando necessário costumam se adaptar mais facilmente aos desafios do mercado e crescer.
Atração e retenção de clientes
A Foundever, uma das maiores empresas de customer experience do mundo, constatou que 80% dos clientes valorizam mais a experiência do que os próprios produtos e serviços. Nesse sentido, a tecnologia ajuda a empresa a entender melhor o público-alvo para oferecer uma boa experiência e, assim, fidelizar e atrair novos consumidores.
Veja algumas ações que a sua empresa pode adotar para melhorar a experiência do cliente:
- Acompanhamento do pedido, da abertura à entrega
- Cadastros rápidos e fáceis de preencher
- Linguagem clara e simples de entender
- Descrição detalhada dos produtos
- Disponibilizar várias formas de pagamento
- Atendimento omnichannel e personalizado
- Entrega rápida
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