A indústria alimentícia enfrenta diversos desafios, e um deles é a busca constante por qualidade. Muito além de apenas alcançar unicamente a satisfação do consumidor, a qualidade está diretamente relacionada à saúde e segurança alimentar, e falhas constantes podem gerar prejuízos inimagináveis e trazer consequências graves para a organização.
Mas como assegurar esse atributo, garantindo a padronização dos processos para manter sempre o mesmo nível e atender todas as normativas que o segmento exige?
A resposta para essa questão está na tecnologia, mais precisamente nos softwares ERP (Enterprise Resource Planning), sistemas de gestão capazes de gerenciar cada etapa fabril através da captação e integração de dados e informações do processo produtivo. Com a adoção de um sistema ERP é possível atender todas as exigências do setor alimentício.
Quer saber tudo que ele pode fazer pelo seu negócio? Nós mostramos! A seguir, você vai entender a importância de um ERP no controle de qualidade dos alimentos através de um exemplo prático: a fábrica de pizzas.
A fábrica de pizzas sem um ERP
Para ficar mais claro quais os benefícios de utilizar um sistema ERP na indústria de alimentos, imagine a rotina de funcionamento de uma fábrica de pizzas.
Essa fábrica produz 3 tipos de pizza, todas com o mesmo tipo de massa, mas com sabores diferentes. Ao final de cada lote produzido, a quantidade de cada sabor é anotada manualmente em uma planilha.
A contagem de insumos no estoque também é feita de forma manual; na verdade, desde a contagem da matéria-prima até a contagem final da produção são realizadas por funcionários, e os setores da empresa raramente cruzam dados.
Na hora de fabricar, a ausência de um controle de qualidade permite que os diferentes operadores sigam as receitas de forma desatenta, sem muito cuidado com a padronização.
Essa empresa de médio porte enfrenta, na sua rotina, problemas sérios como fabricação interrompida por falta de materiais; uso de quantidades diferentes em determinados lotes, resultando em pizzas com padrão de qualidade divergente da que o cliente espera; e relatórios da produção com números que não batem com o planejado.
O cenário descrito acima é péssimo, mas muito frequente no setor alimentício, prejudicando o crescimento de centenas de empresas por todo o país.
Com a adoção de um ERP esses problemas podem ser facilmente eliminados, uma vez que esse tipo de sistema faz o controle produtivo e integra as áreas de estoque, compras e vendas.
Assim, na fábrica de pizzas, se torna possível controlar o estoque de matéria-prima, evitando faltas ou desperdícios, estabelecer uma meta de produção, padronizar com fidelidade as quantidades de insumos em todas as receitas e manter o mesmo padrão de qualidade, conquistando a confiança do consumidor.
Se a sua empresa enfrenta problemas semelhantes ao nosso exemplo da fábrica de pizzas, comece a planejar agora mesmo a implementação de um ERP no seu negócio. Reconhecido como um dos melhores softwares do mercado, o Consistem ERP possui diferenciais exclusivos para atender as demandas personalizadas desse segmento. Confira a seguir quais são eles.
Consistem ERP: diferenciais exclusivos para a gestão controle de qualidade de alimentos
O Consistem ERP foi desenvolvido para atender demandas específicas desse segmento, ajudando a melhorar o desempenho e apoiando o crescimento das empresas clientes. Além de gerir toda a gestão da empresa, ele também possibilita diversos controles de qualidade para diferentes aplicações.
Funcionalidades do Consistem ERP para o setor de alimentos:
- Controle de qualidade
A gestão de qualidade inclui o controle de produtos adquiridos e acabados, relatórios de não conformidade e práticas de controle, como domínio de lotes e rastreabilidade de itens. Veja algumas das possibilidades:
- Controle de estoque
Ao realizar a integração das áreas é possível verificar desvios de lotes, validade, produção inflada e demais erros que possam incorrer em prejuízos.
- Engenharia flexível
Atendendo as necessidades da indústria alimentícia, com documentações e procedimentos operacionais e as exigências de normas específicas.
Que tal ver na prática tudo isso? Na Consistem você pode solicitar uma demonstração gratuita e acompanhar tudo o que o nosso ERP pode fazer pela gestão do seu negócio – e pela qualidade do seu produto, gerindo todas as etapas de fabricação.