Tecnologia 18/02/2021

“O que não pode ser medido, não pode ser gerenciado.” Se você acessou o artigo em que falamos sobre a importância dos indicadores de desempenho (ou KPIs, do inglês Key Performance Indicator) para uma gestão assertiva, essa frase é familiar.

O velho jargão corporativo está coberto de razão. Sem dados que indiquem os resultados de cada atividade fabril/administrativa ou de cada decisão estratégica, é impossível saber se o seu negócio está na direção do crescimento ou da quebra.

Exemplos de indicadores de desempenho essenciais para qualquer negócio

Chega de demora! Se você está aqui, é porque sabe da importância de medir resultados e quer saber como fazer isso da melhor forma, certo? Conheça então, a seguir, 4 exemplos de indicadores de desempenho que são essenciais para medir o sucesso de qualquer atividade fabril para você adotar na sua empresa sem atraso.

Indicador 1: lucratividade

O indicador de lucratividade é o primeiro dos exemplos de indicadores de desempenho por ser um importante fator para o controle financeiro da empresa. Ao medir os custos e a receita, ele apresenta a rentabilidade das vendas e identifica se o negócio está sendo lucrativo ou deficitário, bem como se é sustentável a longo prazo, já que permite comparar o índice de lucratividade com os seus concorrentes.

Para obter esses dados, divida o lucro líquido pela receita total de um mesmo período multiplicando o valor por 100. Com o número em mãos, investigue o seu mercado e avalie se o percentual está de acordo com o segmento.

Indicador 2: produtividade

Como produzir mais sem ampliar o parque fabril ou contratar mais pessoas? Os indicadores de produtividade podem lhe dizer isso. Ao medir a quantidade de recursos empregados na fabricação de determinado produto ou serviço, esses indicadores fornecem um panorama detalhado e permitem que erros sejam corrigidos e oportunidades de melhorias sejam identificadas.

Ou seja, eles são KPIs que ajudam a mostrar na prática os resultados operacionais. Para obter esse indicador, meça o tempo de cada etapa produtiva: quantos produtos são fabricados por hora, quantos funcionários são precisos para cada produto e o custo unitário, considerando energia, matéria-prima e mão de obra, entre outros.

Continue monitorando esse KPI; esse acompanhamento é importante para que você suba ou mantenha os mesmos níveis de produção.

Indicador 3: rotatividade (turnover)

Você sabe o que as empresas eleitas como as melhores do mundo para se trabalhar têm em comum? Um baixo índice de turnover. Por investirem em um bom clima organizacional, plano de carreira e benefícios para seus colaboradores, elas seguram por mais tempo suas equipes e evitam outros custos que envolvem a contratação, o treinamento e a adaptação de novos colaboradores para cobrir as demissões – gastos que organizações com alta rotatividade enfrentam.

Por isso, é fundamental que o turnover seja um dos exemplos de indicadores de desempenho apresentados nessa lista. O prejuízo vai além da imagem da marca entre os profissionais do setor. Ele afeta diretamente os cofres da empresa, pois o investimento em capacitação de novos funcionários é perdido. Lembre-se: sempre é melhor investir nos seus funcionários do que em novos funcionários.

Quer saber se a sua empresa, independentemente do tamanho, enfrenta um alto grau de turnover? O número dos sonhos é menor de 10% ao ano, mas os CNPJs brasileiros apresentam uma média de 43%.

Para fazer esse cálculo, some o número de admissões e o de desligamentos e faça a divisão por 2. Depois, divida ainda pelo número total de funcionários dentro da empresa.

Indicador 4: custo de aquisição de clientes

O que vale mais: investir na aquisição de novos clientes ou na manutenção de quem já está na cartela de clientes da empresa? Para chegar à resposta para essa pergunta, é preciso analisar o importante indicador do custo de aquisição de clientes (CAC).

O KPI de aquisição calcula o esforço médio necessário para conquistar um cliente, considerando os investimentos dos setores de marketing e vendas. Os gastos precisam ser menores que o valor médio do produto/serviço oferecido para que o negócio seja considerado saudável.

A fórmula para obter esse resultado soma os custos de marketing (salários, ferramentas, mídias pagas) com o de vendas (comissões, ferramentas, telefonia) e divide pelo número de novos clientes.

Analise o CAC juntamente com o resultado do indicador de produtividade para tomar decisões estratégicas nesse sentido.

Como posso utilizar o ERP para acompanhar os indicadores de desempenho?

Todos os exemplos de indicadores de desempenho listados aqui são muito importantes, mas, sem dúvida, se você fizer o acompanhamento periódico dos indicadores manualmente, o seu índice de produtividade atingirá níveis muito baixos. Para facilitar esse trabalho, essa atividade pode ser feita por meio do sistema de gestão com a informatização desse processo.

Afinal, indicadores são dados, e sistemas ERPs são desenvolvidos justamente para gerir e analisar dados.

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