Gestão, Tecnologia 06/04/2017

Muitos gestores ainda insistem em utilizar métodos tradicionais e antiquados de controle para todo o negócio. Entretanto, o que estes não sabem é que estão deixando de lado uma grande vantagem competitiva ao não utilizar um sistema de gestão integrada. A medida que o mercado se torna mais concorrido e a tecnologia avança, contar com uma maior e melhor automação das informações e dados que serão gerados, possibilita uma visão completa do negócio, auxiliando na tomada de decisões e na redução de erros.

A implantação de um sistema de gestão integrada (ERP) garante maior eficiência na gestão e modernização. De acordo, com a pesquisa realizada pela Andersen Consulting, junto a CEOS de 200 empresas que instalaram sistemas de gestão empresarial, 67% delas conseguiram melhorar a exatidão e a disponibilidade das informações com uma solução ERP. E ainda, 61% obtiveram uma melhora significativa no processo de decisão de seus gestores e no controle das previsões futuras de possíveis problemas, que dificilmente seriam identificados sem o auxílio da ferramenta. E este é só um pequeno exemplo do impacto que um sistema de gestão integrado ERP pode promover nas empresas.

Conheça outras 3 vantagens em trabalhar com um sistema de gestão integrada

Redução do tempo de entrega de material

Reconhecendo as necessidades das empresas em reduzir o tempo de resposta ao mercado de produtos e serviços, os sistemas ERP são desenvolvidos para responder instantaneamente ao surgimento de novas demandas não previstas. As operações podem facilmente mudar ou expandir sem atrapalhar as atividades já em curso. Reduzindo drasticamente o tempo dos processos.

Isto pode ser comprovado através do case descrito no livro “How to survive ERP”, da autora Elaine L. Appleton, onde ela cita o caso das indústrias PAR, nos EUAS, que em um ano de utilização de um sistema ERP conseguiu reduzir o lead time com o cliente de 6 para 2 semanas, as entregas na data prevista aumentaram de 60% para 95% e a tramitação dos documentos de uma ordem de produção no chão de fábrica caiu de semanas para horas.

Maior segurança

Por serem automatizados, os sistemas de gestão cometem pouquíssimas falhas, desde que sejam corretamente usados. Além disso, a empresa também pode determinar acessos específicos para cada tela do sistema de acordo com o perfil do usuário, reduzindo riscos de a informação ser acessada por pessoas sem autorização.

Redução de erros

Dentre as muitas vantagens que um ERP pode proporcionar para seu negócio podemos citar como principais a maior confiança nos dados, ou seja, com sua implementação os erros são praticamente nulos, pois o próprio sistema tem a função de verificar a confiabilidade dos dados em tempo real, e raramente essa verificação é falha e na grande maioria o erro é humano quando podemos sem querer lançar algum dado incorreto,  que com certeza irá mudar alguns números no final do mês.

Se sua empresa ainda não conta com sistema de gestão integrada, é hora de começar! Em nosso site você encontra mais informações sobre a solução ERP da Consistem.

Fique por dentro das novidades

Assine a newsletter do Consistem