A implementação de um Sistema de Gestão é uma ação cada vez mais comum em diversos segmentos da indústria, especialmente na indústria têxtil. Isso porque, as vantagens de um ERP no gerenciamento dos processos podem fazer uma diferença incrível no mercado têxtil, atuando em prol do lançamento de coleções.
Ao coordenar e controlar uma série de medidas, ele traz vários resultados nas áreas administrativas, executivas e operacionais. Muitas empresas do ramo ainda fazem uso de certos processos manuais, os quais a tecnologia avançada já foi capaz de superar.
Se você ainda tem dúvidas sobre quais benefícios essa mudança pode trazer para o seu negócio, continue acompanhando este artigo e fique por dentro.
Análise de estoque
Um dos pontos de destaque mais importantes na hora de avaliar se a implementação de um ERP vale a pena é refletir sobre a gestão do estoque. Isso porque, no varejo em geral, o seu controle tem impacto direto nas vendas e, principalmente, nas lojas de roupas.
As roupas armazenadas são, geralmente, iguais aos modelos expostos na loja. Até então, o controle da estocagem não exige tanto dos colaboradores, pois trata-se da mesma coleção.
Entretanto, o lançamento de uma nova remessa de roupas, seja pela mudança de tendência ou estação do ano, pode começar a causar problemas. Esse controle do estoque precisa ser friamente calculado para que os prejuízos não cresçam na empresa.
Monitorar a armazenagem não é tarefa fácil quando o fluxo de entradas e saídas apresenta complicações. Sem contar o gerenciamento das vendas em si. Descontos aplicados, saldões, uma peça que vira tendência e passa a ser vendida muito mais etc.
Quanto mais você puder evitar erros humanos, melhor será sua lucratividade. Portanto, um software ERP com módulos direcionados para esse tipo de controle pode transformar a rotina do seu empreendimento para melhor!
Ao planejar sua próxima coleção, faça uma análise minuciosa do seu estoque. Indicadores apontando o que foi mais vendido e menos procurado ajudarão a definir as próximas peças à venda.
Além de oferecer essa análise de uma forma automatizada e muito mais inteligente do que inputs em planilhas, o trabalho com um ERP integrado pode ajudar a contabilizar o índice de peças menos desejadas, identificando o gosto do público de forma bem específica e reduzindo prejuízos futuros.
Otimização do tempo
Na indústria têxtil, as empresas precisam lidar com a gestão de muitos processos em um mesmo instante. O tempo gasto ao visitar lugares referência, capacitar às equipes de venda, organizar o vestuário e executar a gestão de todas as áreas específicas, como o estoque.
Quando os processos são otimizados, há espaço para que os funcionários sejam mais produtivos e se concentrem em executar o serviço dentro de um padrão de qualidade.
Nada melhor do que confiar em medidas tecnológicas para equilibrar tais desafios. Ao implementar um sistema ERP para o auxílio na gestão da indústria têxtil, a empresa ganha em termos de eficiência operacional.
Com os dados circulando entre os departamentos de forma integrada, o ERP reduz o tempo, custos e gastos nos procedimentos. A melhora na comunicação entre os setores traz benefícios pessoais para os colaboradores, que conseguem se entender melhor, diminuindo ainda mais as chances de erro e favorecendo a gestão da informação na organização.
Obrigações fiscais
Você provavelmente concorda que fazer todas as tributações manualmente é um desperdício de tempo, não é mesmo? Como em qualquer outra indústria, o mercado têxtil exige obrigações fiscais que demandam um controle frio e calculista.
Dessa forma, faz-se necessário a existência de um processo automático que não só reduza o tempo gasto com a contabilidade, mas também mantenha a confiabilidade das informações inseridas.
Erros nos pagamentos de impostos abrem caminho para o surgimento de multas que podem gerar danos desnecessários ao caixa. Para combater esse tipo de problema, um bom software ERP possui módulos destinados a solucionar as questões de finanças.
Gerenciamento de riscos
Muito ligada a elementos visuais, a indústria têxtil requer gastos com destinos muito variados e específicos, como produzir segundo uma estação do ano, mudar as cores da loja, reorganizar os produtos, investir em um ambiente mais agradável, conversar diretamente com o gosto do público, treinar os funcionários para uma abordagem personalizada, dentre outros quesitos.
A necessidade de um comportamento ligado às tendências hiper voláteis aumenta o nível de imprevisibilidade dentro do mercado, maximizando assim os riscos.
O ERP é uma ferramenta indispensável quando se quer calcular dados, como o Giro dos Estoques, Nível de Serviço, Lote Econômico de Compra, entre outros indicadores. Sem adquirir um sistema eletrônico especializado fica impossível prever e dominar essas questões tão importantes no sucesso da empresa.
Tomada de decisões
Agir baseado no feeling ou na experiência que outros profissionais tiveram não é a melhor forma de tomar decisões em uma indústria imprevisível como a têxtil.
De maneira invariável, a tomada de decisões desestruturada resultará em recursos desperdiçados, materiais deteriorados e, até mesmo, em desabastecimento.
A partir do momento em que se pode garantir dados precisos e confiáveis sobre os processos da empresa, escolher entre alternativas para o cumprimento dos objetivos da organização fica muito mais fácil.
Um exemplo de informação que pode trazer benefícios ligados a valores é o nível de consumo da instituição diante de determinado fornecedor, pois, com números concretos, é possível negociar de forma mais estratégica.
Boas escolhas sempre beneficiarão o seu caixa de alguma forma. Por isso, adotar um ERP se configura como uma decisão essencial. Por meio disso, você poderá fazer compras melhores e ajustar a próxima coleção com base em dados que refletem a realidade do seu negócio.
Se você gostou desse artigo e quer se aprofundar ainda mais no assunto, não deixe de conferir também Como um ERP pode ajudar no setor têxtil e compreenda outros detalhes sobre a aplicação desse tipo de sistema no setor.