Gestão 11/04/2018

A indústria metalmecânica, também conhecida como metalúrgica ou metalomecânica, tem influência direta em outros diversos segmentos, pois ela é responsável pela transformação de metais em materiais essenciais para o funcionamento da cadeia produtiva.

Devido à sua importância, neste post, abordaremos alguns aspectos relacionados à indústria metalmecânica, incluindo o panorama, legislação, dificuldades enfrentadas, inovação e expectativas para 2018.

Então, acompanhe a leitura e saiba mais!

Qual o panorama da indústria metalmecânica no Brasil?

Os últimos anos têm sido de alerta para a indústria metalúrgica. Em 2013, conforme o Índice de Competitividade Mundial divulgado pelo International Institute for Management Development, o Brasil perdeu espaço no mercado internacional.

O país passou a ocupar a 51º posição no ranking mundial, enquanto em 2012 ocupava o 46º lugar.
Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), entre dezembro de 2013 e julho de 2017, a indústria metalúrgica teve uma queda de cerca de 50% no faturamento. Ainda conforme dados da Abimaq, desde 2013, cerca de 90 mil postos de trabalho foram eliminados.

Entretanto, no final de 2017, ocorreu uma leve recuperação do setor. Com isso, a expectativa é de que o ano de 2018 seja de bons resultados para a indústria metalmecânica.

Quais são as principais leis e normas para o setor?

Todos os setores produtivos brasileiros precisam cumprir leis e normas para funcionarem de forma legal. Com a metalurgia não é diferente. No entanto, as leis voltadas para o setor visam não apenas regular o exercício da atividade, mas também proteger recursos humanos e naturais, devido às peculiaridades da área.

Logo abaixo, é possível conferir algumas leis e normas que influenciam o funcionamento das indústrias metalúrgicas.

Lei Nº 10.165/00

Trata sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, estabelecendo que as empresas potencialmente poluidoras ou utilizadoras de recursos ambientais precisam entregar anualmente o relatório de atividades exercidas no ano anterior. É necessário ainda fazer o Cadastro Técnico Federal no site do IBAMA.

NR-12

Busca proteger o trabalhador contra acidentes de trabalho. De acordo com dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), mais de 10% dos acidentes de trabalho são na área de metalmecânica. Desse total, cerca de 6% dos trabalhadores chegam a óbito.

Leis trabalhistas

Assim como todos os setores empresariais, a indústria metalúrgica deve seguir a legislação trabalhista, incluindo a reforma.

Lei nº 8.213/91

Conhecida como Lei de Cotas, de acordo com ela, as empresas com mais de 100 colaboradores devem obrigatoriamente contratar pessoas com deficiência. A cota é de 2 a 5% do total de funcionários.

Quais são as maiores dificuldades encontradas para o desenvolvimento do setor?

Para conseguir se reerguer de forma efetiva, a indústria metalmecânica precisa aumentar a produtividade e sua competitividade no mercado nacional e internacional. Entretanto, os investimentos públicos voltados para o setor, muitas vezes, são insuficientes.

Nesse sentido, podemos destacar que as principais dificuldades da indústria metalúrgica são:

  • falta de políticas de incentivo para o desenvolvimento do setor;
  • escassez de financiamentos para a aquisição de soluções e equipamentos inovadores;
  • fatores relacionados à política nacional;
  • altos custos de produção;
  • perda de grande quantidade de produtos devido à falta de controle dos processos de produção;
  • excesso de burocracia;
  • quantidade de barreiras tarifárias e taxas de câmbio atrapalham as exportações das indústrias brasileiras;
  • quando comparada às empresas de outros países, não utiliza métodos de produção ágeis;
  • ausência de mão de obra qualificada, em especial com formação técnica na área metalúrgica.

Como as novas tecnologias colaboram para o desenvolvimento do setor?

A inovação é fundamental para o desenvolvimento da indústria metalmecânica. Por isso, existem muitas tendências tecnológicas que já começaram a ser implementadas no setor industrial. O uso de tecnologias acelera a produtividade e reduz custos com o processo de produção.

Entre as que prometem revolucionar as atividades das indústrias metalúrgicas, podemos destacar as que seguem.

Impressoras 3D

Essa tecnologia permite a impressão de peças de máquinas, inclusive carros. Além de facilitar a produção das peças utilizadas nas indústrias, essa é uma possibilidade de personalizar veículos e equipamentos de acordo com as preferências dos usuários.

Robôs

A ideia é utilizar a mão de obra de robôs padronizados para acelerar o processo de produção. Dessa forma, os custos são reduzidos consideravelmente.

Tecnologia híbrida

No Brasil, já é comum a utilização de tecnologia híbrida, principalmente em motores de veículos. Para o setor automotivo, entre outras tendências, está ainda a utilização de tablets para gerenciamento e uso de retrovisores digitais. Entretanto, o movimento é que a tecnologia híbrida passe a ser utilizada também para a produção de diversos outros produtos da indústria metalmecânica.

Quais são as expectativas da indústria metalmecânica para 2018?

A expectativa é de que a indústria metalmecânica volte a crescer de forma significativa em 2018. Além disso, o setor deve utilizar mais recursos tecnológicos para otimizar e controlar os processos de produção.

Por unirem as informações em um único local, os softwares de gestão integrada das atividades devem ganhar mais espaço, na medida em que auxiliam em todos os departamentos de uma empresa. Nesse sentido, as informações podem ser consultadas em tempo real, permitindo maior agilidade na tomada de decisões estratégicas.

De acordo com discussões e análises do 7° Congresso Brasileiro de Inovação na Indústria, a utilização de sensores e de recursos de realidade virtual aumentada também deve continuar em alta.

Além disso, a realização da Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos (Feimec), em abril deste ano, em São Paulo, promete apresentar uma série de inovações tecnológicas e estimular o desenvolvimento da área metalmecânica.

Quer receber mais informações relevantes como estas? Curta nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as novidades!

Fique por dentro das novidades

Assine a newsletter do Consistem