Filtre por assunto: Gestão Inovação Tecnologia

Gestão de TI ineficiente: saiba como identificar

A área de tecnologia da informação está diretamente ligada ao core business da organização. Por meio dela é possível inovar, tomar as melhores decisões e aprimorar os processos em diversos âmbitos, como o logístico, o financeiro, entre outras atividades. Portanto, identificar uma gestão de TI ineficiente, é essencial para evitar falhas em escala.

Saiba como fazer um diagnóstico prévio sobre a eficiência do setor, no post a seguir.

Entenda o conceito de gestão de TI ineficiente

A informação é um recurso cada vez mais valioso para as organizações. Mesmo assim, muitas empresas não dão a importância necessária a esse departamento. A consequência é a perda de oportunidades, por exemplo, para otimizar processos, incorporar eficiência operacional e reduzir custos.

Em outras palavras, o mau gerenciamento da TI faz com que o negócio perca sua competitividade perante a concorrência. Por que isso ocorre? A resposta é simples. A gestão de TI ineficiente provoca diversos problemas na sua empresa.

Essas situações complicadas ajudam a identificar a ineficiência da TI e podem ser ajustadas a partir das estratégias traçadas. Veja a seguir os problemas ocasionados por esse contexto:

Falhas na comunicação interna

A TI é um setor que tem por responsabilidade interligar os departamentos e seus dados, por exemplo: da contabilidade, do financeiro, vendas, marketing, entre outras áreas. A ineficiência dessa área faz com que haja falhas de comunicação interna, que se traduzem em interpretações errôneas e dados imprecisos.

equipe reunida na sala de reunião, moça jovem está em pé em frente a mesa com os braços abertos. Equipe discute a gestão ineficiente de TI

A boa comunicação, por sua vez, deve assegurar que todos os colaboradores e gestores estejam alinhados e busquem o mesmo objetivo. Assim é possível buscar soluções mais rapidamente e garantir que os prazos, expectativas e qualidades são assegurados.

Baixa segurança dos dados

Os dados e informações são essenciais para qualquer empreendimento. Eles permitem que a empresa conquiste mais vantagem competitiva e ofereça produtos e serviços diferenciados para os clientes. No entanto, isso tudo pode estar em risco devido à gestão de TI ineficiente.

A baixa segurança dos dados é um problema comum ocasionado por acessos não autorizados ou vazamentos, o que faz com que as informações estratégicas e dados sensíveis de clientes e colaboradores estejam em risco.

Por exemplo: um ataque cibernético pode fazer com que dados relevantes para o negócio sejam divulgados, o que coloca sua reputação e orçamento em risco.

Sua empresa também está mais vulnerável a falhas humanas e acidentes nos processos manuais, o que pode levar à perda de dados, seja ela total ou parcial.

Baixo retorno sobre o investimento

A gestão ineficiente da TI também implica problemas no orçamento. O gerenciamento inadequado dos ativos faz com que os gestores não entendam como eles são usados de fato pelos colaboradores, ou seja, não há uma compreensão a respeito da contribuição deles para a melhoria dos processos organizacionais.

Desse modo é mais difícil tomar decisões a fim de que os softwares e hardwares gerem valor ao empreendimento e passem a oferecer um ROI (retorno sobre o investimento) positivo.

Vale a pena destacar que o ROI mede a eficiência de uma ação, o que significa a análise da relação entre o dinheiro investido e o que foi ganho ou perdido no investimento. Portanto, quanto maior ele for, melhor para seu negócio.

Perdas financeiras

As perdas financeiras estão aparentemente relacionadas somente às vendas, certo? Entretanto, esse pensamento é errôneo, porque a TI também pode trazer impactos negativos se for gerida de forma inadequada.

Isso porque a empresa pode perder clientes devido à falta de confiança, o que ocasiona a redução das receitas. Por exemplo: se os dados sensíveis dos consumidores são divulgados, a tendência é que uma boa parte deles deixe de comprar da sua empresa.

Esse tipo de situação ainda gera uma reputação negativa e influencia o valor de mercado do empreendimento, que passa a ser menor. Além disso, os sócios e investidores podem deixar de lado suas participações em decorrência do fato.

Resumindo: a gestão ineficiente da TI pode trazer um prejuízo bastante grande para o seu empreendimento, que vai impactar o faturamento, a lucratividade e a rentabilidade do negócio.

Ações judiciais

Um vazamento de informações sobre clientes e fornecedores pode levar a ações judiciais, já pensou nisso? Pode parecer exagerado, mas é uma situação totalmente possível.

Afinal de contas, qualquer pessoa que se sentir lesada pelo seu empreendimento pode ingressar com uma ação na justiça. Isso pode render o pagamento de indenização, aumentando o prejuízo financeiro, e prejudica a reputação do negócio.

Outra situação que deve ser mencionada nesse quesito são as multas devido à utilização inadequada dos softwares. Sempre que um programa é usado sem o cumprimento dos direitos de uso, sua empresa está sujeita a auditorias e à aplicação de multas.

A gestão adequada da TI possibilita um controle maior do uso e garante que não haverá imprevistos referentes a não adequação aos direitos de utilização.

Invista em um bom software integrado

Sabendo que as empresas funcionam por meio de processos complexos e orientados ao resultado, assim como também são alguns projetos, há a necessidade de controlar o fluxo das informações. O ERP consegue fazer este controle através da divisão das funções e dos departamentos.

Um ERP integra todos os departamentos e procedimentos de uma empresa, possibilitando unificar a maioria das tarefas para que o objetivo final seja alcançado, conforme o planejamento inicial do projeto. Este sistema pode oferecer diversos benefícios para sua empresa:

  • Mantém todas as informações em uma única plataforma;
  • Auxilia na redução de custos;
  • Reduz o retrabalho;
  • Oferece a opção de gerenciamento das notas fiscais;
  • E é um importante apoio na tomada de decisões.

Como você pôde perceber, há diversos problemas que denunciam falhas no gerenciamento da TI. Estar atento a essas situações é importante para que sua empresa utilize os recursos de modo mais eficiente e eficaz.

Agora que você sabe identificar uma gestão de TI ineficiente, que tal ver outros conteúdos relevantes para o seu negócio? É só curtir nossa página no Facebook.