Filtre por assunto: Gestão Tecnologia

Entenda porquê o BI é um módulo estratégico do ERP

Considerado por muitos como o grande “faz tudo” do meio empresarial, o sistema ERP é, sem dúvidas, uma das ferramentas mais importantes em uma estratégia de negócios consistente, que prioriza a organização e a agilidade dos processos cotidianos.

Capazes de integrar os mais variados departamentos da empresa como marketing, contabilidade, recursos humanos, vendas, entre outros, o ERP permite que um volumoso número de informações sobre o negócio sejam reunidas.

Entretanto, é muito comum que os gestores não saibam o que fazer com tantos dados e eles acabem sendo inutilizadas. Por isso, o BI tem se mostrado como uma grande solução, já que permite uma leitura de todos esses números de maneira clara e objetiva.

Continue a leitura para entender por que o BI é um módulo estratégico do ERP e como as duas tecnologias podem se complementar.

O que é Bussiness Intelligence (BI)?

BI consiste em uma técnica inteligente de captação de dados, com o intuito de fornecer apoio à tomada de decisões de negócios. A obtenção das informações pode ser realizada por meio de um sistema ERP (falaremos mais sobre isso adiante), e então armazenadas em um banco de dados desenvolvido especificamente para a empresa.

Também conhecido como Bussiness Intelligence, ou Inteligência Empresarial, o conceito de BI ganhou repercussão na década de 1980, ao fornecer o suporte necessário para a tomada de decisões estratégicas de maneira inteligente em uma companhia.

Quando integrado a diferentes sistemas de gestão, o BI pode concentrar os dados em um único local, denominado Data Warehouse. Então, ainda que provenientes de diferentes fontes de informações como ferramentas de ERP, planilhas, arquivos de texto ou CRM, os dados podem ser visualizados em conjunto, tornando a criação de métricas empresariais muito mais eficientes.

Por que o BI é um módulo estratégico do ERP?

Já explicamos algumas vezes, aqui no blog, o que é um ERP. Resumindo, é um sistema que permite um fluxo de informações contínuo, único e consistente, o que influencia diretamente a produtividade da empresa, já que as tarefas são realizadas com muito mais agilidade e eficiência. Essa solução pode ser composta por diversos módulos que se integram entre si, partindo da mesma base de dados não redundantes.

Cada módulo integrado é pertinente a um departamento do empreendimento, e sua integração possibilita uma visão mais ampla dos processos operacionais da empresa, servindo de suporte à tomada de decisões de todos os departamentos, facilitando a comunicação entre si e melhorando os resultados.

Nesse contexto, podemos afirmar que o ERP é uma importante ferramenta de BI, pois como acabamos de mencionar, o sistema pode ser composto por variados módulos integrados, inclusive por uma função de Bussiness Intelligence.

Você consegue imaginar as possibilidades que a junção de dois sistemas tão eficientes em um único local pode oferecer ao seu negócio?

Como o ERP e o BI podem trabalhar em conjunto para otimizar a tomada de decisões?

Pensar na integração do Bussiness Intelligence com um sistema ERP não é uma apenas dedução otimista, ou uma tendência tecnológica que ainda será implementada no futuro, mas uma realidade que já tem se mostrado presente no cotidiano empresarial. Muitas empresas tem ampliado sua competitividade, adicionando o ERP com recursos analíticos e integração de tecnologias tradicionais.

Como funciona na prática?

Pense no seguinte: o CRM é uma ferramenta de captação de informações, geração de contratos, abertura de ordens de serviços de máquinas, atendimento ao cliente, entre outras funções. Todos esses dados são enviados para o billing, onde o faturamento é realizado. Então o ERP gera contas a pagar e a receber, notas fiscais, etc.

A partir do momento em que o BI é integrado como um módulo do ERP, a forma de tomar decisões de negócios é completamente alterada, pois é possível criar uma cultura analítica.

homem de camisa branca põe as mãos na cintura e olha tela com gráficos observando como o BI é um módulo estratégico do ERP

Por meio de relatórios e dashboards geradas pelo sistema, os profissionais de TI podem acessar, controlar e monitorar o fluxo de informações com muito mais assertividade, melhorando a sua tomada de decisões de forma significativa e evitando erros e falhas comuns.

Quais as vantagens de utilizar a junção do ERP e do BI na empresa?

Essa arquitetura tecnológica resulta em uma série de benefícios para as empresas, dentre eles podemos citar:

  • Eficiência na força de trabalho;
  • Otimização nos processos cotidianos do negócio;
  • Monitoramento e acompanhamento dos níveis de serviços a clientes externos e internos;
  • aumento exponencial de produtividade;
  • Facilidade no acompanhamento dos resultados operacionais e financeiros da empresa;
  • Transparência e credibilidade no relacionamento com o cliente;
  • Disponibilização de informações em tempo real;
  • Facilidade na identificação de pontos críticos na operação.

De forma simplificada, o BI se comporta como um auxiliar inteligente que destaca as áreas de atendimento aos clientes externos e internos, permitindo melhorias.

Além disso, ele ajuda os gestores a resolverem os problemas mais relevantes, e não os que simplesmente aparecem primeiro no sistema, economizando recursos e tempo da empresa.

Em um dashboard, é possível visualizar os casos mais críticos em um painel e encontrar as soluções mais eficientes a tempo de reduzir as chances do negócio sofrer danos permanentes.

Agora que você já sabe porquê o BI é um módulo estratégico do ERP, aproveite para seguir as nossas redes sociais e acompanhar mais conteúdos exclusivos! Estamos no FacebookInstagramYoutube e no Linkedin!


Fique por dentro das novidades. Assine a newsletter da Consistem.