Gestão 13/10/2020

Embora não tenha sido fortemente impactada pela crise econômica que atingiu o país com a pandemia do coronavírus (apesar de uma queda no início da quarentena, a recuperação foi rápida: somente em abril de 2020, 47% dos consumidores brasileiros ampliaram os gastos com alimentos, segundo dados da Statista), a indústria alimentícia não ficou imune às mudanças causadas por essa nova realidade.

O surgimento de um consumidor mais exigente, a adequação de processos produtivos a regras sanitárias mais rígidas e uma busca mais intensa pela qualidade total são alguns dos movimentos que o setor está vivenciando.

E para saber como você pode encarar esse novo cenário que se apresenta para a indústria alimentícia, avaliamos quais são as perspectivas para o setor e selecionamos os principais desafios que vão demandar a capacidade de adaptação do seu negócio. Continue lendo para saber mais!

Processos produtivos mais cuidadosos

Quando se trata de produzir ou servir alimentos, a higiene sempre foi determinante. Agora, mais do que nunca, ela mostrou ser uma medida importante também na prevenção de doenças transmissíveis, como no caso do coronavírus. Quem atende ao público deve manter práticas como uso de álcool em gel, desinfecção frequente de materiais e equipamentos, sejam eles de uso externo (clientes) ou internos (colaboradores) e o uso de EPIs como luvas e aventais serão práticas comuns para o segmento.

Já na indústria, a automatização dos processos produtivos tem se mostrado uma excelente medida para reduzir as possibilidades de contaminação biológica, cruzada ou física. Nesse novo cenário, as empresas que tiverem um controle eficiente de cada etapa produtiva, sairão na frente.

Fiscalização sanitária mais frequente

As condições sanitárias não são apenas uma preocupação das empresas, mas sim também dos órgãos fiscalizadores. Nesse sentido, espera-se um aumento do rigor e da frequência da fiscalização dos estabelecimentos e indústrias alimentícias no período pós-pandemia.

A ausência dos protocolos e normativas de higiene exigidos resultam em penalidades como multas e o fechamento, mesmo que temporário, do negócio. Um prejuízo que deve ser evitado ao máximo, já que as perdas se estendem também para o valor da marca. Para se manter em conformidade com as normas da Anvisa e de outros órgãos regulamentadores, você pode contar com a ajuda de um ERP.

Busca mais frequente pela qualidade total

Tanto o cuidado maior com a higiene quanto a preocupação com as normativas dos órgãos fiscalizadores para a indústria de alimentos fazem parte da busca incessante pela qualidade total, inerente ao segmento.

Com ou sem pandemia, bons resultados nesse sentido são alcançados somente com um controle total sobre cada processo, e não nos referimos a apenas etapas produtivas, mas tudo que envolve pessoas, recursos e equipamentos. Com tanta coisa para gerir (ineficiência produtiva, desorganização do estoque, desqualificação, logística ineficiente, ajustes de máquinas, entre outros), o auxílio de um ERP é essencial para minimizar os prejuízos ocasionados pela falta de controle.

Além dessas vantagens, um software de gestão pode gerar muitos outros benefícios para que você possa crescer e se estabelecer no mercado, se mantendo à frente da concorrência. Quer saber tudo que o Consistem ERP pode fazer pelo seu negócio? Entre em contato e agende uma demonstração gratuita.

Fique por dentro das novidades

Assine a newsletter do Consistem