Gestão 07/12/2017

Com a missão de espalhar boas ideias pelo mundo, o TED Talks é uma conferência que reúne as pessoas mais inteligentes e influentes de todos os tempos para a troca de ideias e conhecimentos.

E por mais corrida que seja a sua rotina, vale a pena separar um tempo para se inspirar e buscar novas referências e, para esse intuito, o TED funciona como uma ótima ferramenta.

Pensando nisso, selecionamos 6 TED Talks que todo gestor deve assistir, com lições de profissionais que são destaques na área de empreendedorismo, negócios, inovação, marketing, entre outras.

Boa leitura!

1. Como grandes líderes inspiram ação (Simon Sinek)

A primeira palestra é de Simon Sinek, professor e escritor inglês. Ele mostrou o que há por trás das empresas e líderes mais influentes de todos os tempos, como o Dr. Martin L. King e a gigante da tecnologia Apple. A palestra já se tornou até um livro com o título ‘’por quê?’’.

De acordo com Simon, as pessoas costumam dizer ‘’o que’’ fazem e até ‘’como’’ fazem as coisas, mas são pouquíssimos que deixam claro o ‘’por que’’ fazem as coisas. Por trás do motivo há um grande propósito, que inspira e engajar as pessoas à ação.

O inglês ainda fala de uma metodologia chamada ‘’círculos de ouro’’. Na realidade, são três círculos no formato de um alvo. Do centro para fora, eles indicam o: por que, como e o quê. Assim é a comunicação das pessoas e empresas mais influentes: começa com um propósito.

2. Dez regras para conversar melhor (Celeste Headlee)

A comunicação é a base para a sobrevivência e evolução da raça humana. Todos, independentemente da posição em uma companhia ou na sociedade, devem aprender a se comunicar adequadamente. Esse é a base da palestra de Celeste Headlee.

Segundo ela, a grande maioria das pessoas não sabem se comunicar, especialmente no que se refere a ouvir. Elas ouvem as outras no intuito de oferecer uma resposta, e não com a intenção de realmente entender o que o emissor está sentindo. Ai está um grande equívoco.

Para melhorar a conversa, Celeste dá dez dicas incríveis e simples. Ela diz que é preciso fazer perguntas abertas, do tipo ‘’como se sente sobre isso?’’. Também diz que é preciso deixar de ser repetitivo, parar de falar e reclamar sempre das mesmas coisas.

3. O futuro que estamos criando e… escavando (Elon Musk)

Elon Musk é uma das mentes mais brilhantes de todos os tempos, fundador de gigantes como a Tela Motors e SpaceX. Essa é uma palestra um pouco mais longa que as outras, em um formato de entrevista, mas vale apena assistir do início ao fim.

O empresário fala sobre seus mais novos projetos, conta como é estar à frente de algumas das empresas mais inovadoras do mercado. Também fala sobre seus planos para o futuro, como o de escavar túneis sob Los Angeles e de criar o transporte mais rápido do mundo.

A palestra é uma verdadeira aula de criatividade, inovação e ousadia. O vídeo foi lançado este ano e, em poucos meses, atingiu uma marca superior a 6 milhões de visualizações. No final, qualquer gestor vai se sentir inspirado a inovar e alcançar maiores resultados.

4. Por que você vai falhar em ter uma carreira brilhante (Larry Smith)

Outra palestra lendária foi a do professor Larry Smith, da Universidade de Waterloo, no Canadá. Ele se propôs a explicar porque as pessoas que desejam ter uma carreira incrível vão falhar. Apenas na página do TED, seu vídeo tem quase seis milhões de visualizações.

Segundo o professor canadense, há diversos motivos para o insucesso, como: a falta de paixão pelo que se faz, a indisponibilidade por pagar um preço para crescer na carreira e o excesso de desculpas ao longo do caminho. Além de motivadora, a palestra é divertida.

Todo gestor precisa ver esse vídeo para se inspirar, ver que pode avançar na carreira e ser muito mais produtivo – desde que deixe de lado desculpas que atrapalham no alcance dos sonhos.

5. Esqueça a hierarquia vertical no trabalho (Margaret Heffernan)

Margaret Heffernan já ocupou o cargo de CEO em cinco empresas, hoje estuda como o pensamento desencaminha organizações e pessoas do sucesso. Nessa palestra, ela fala sobre como o modelo tradicional de hierarquia sufoca as pessoas e a criatividade, eliminando qualquer perspectiva de inovação do ambiente de trabalho.

Na palestra, Margaret afirma que o sucesso de um grupo não depende unicamente do seu QI, aliás, há outros fatores mais importante. Todo grupo deve ter: senso de equipe, empatia, e disciplina para saber dividir suas responsabilidades e tempo de trabalho.

A palestra ainda falar sobre a holocracia, um modelo onde há uma distância menor entre os níveis hierárquicos da companhia. Quando isso acontece, as equipes tornam-se mais cooperativas, e resultados brilhantes podem ser conquistados.

6. Dan Pink e a surpreendente ciência da motivação

Já faz muito tempo que a motivação vem sendo alvo de estudos da ciência e muitas teorias foram criadas nesse sentido. O analista de carreira norte-americano Dan Pink examina esse mesmo quebra-cabeça, avaliando como isso influencia o desempenho no trabalho.

Para o palestrante, os contingentes motivadores ‘’faça isso, que receberá aquilo’’ podem até funcionar para algumas tarefas, mas para muitas outras não possuem serventia alguma. Na realidade, alguns incentivos podem até ter o efeito oposto, bloqueando a rapidez e a criatividade das equipes de trabalho.

As práticas de recompensa e punição funcionam muito bem para as tarefas do século 20, mas é diferente para as tarefas do século 21. Dan Pink diz que é preciso considerar o tipo de trabalho das equipes, para depois definir a recompensa certa. Ao longo da palestra, ele dá exemplos de fatores e de testes realizados com foco na motivação.

Veja, agora você conhece algumas das melhores palestras do TED Talks para gestores. Com elas, conseguirá ter uma nova perspectiva de liderança, motivação de equipes, inovação e crescimento na carreira. Sem qualquer dúvida, irão te inspirar na busca por grandes resultados.

Gostou do conteúdo? Aproveite para deixar seu comentário no post. Conte-nos suas principais dúvidas ou experiências sobre o assunto. Vamos lá!

 

Fique por dentro das novidades

Assine a newsletter do Consistem