Gestão 30/11/2017

O comportamento do consumidor é um reflexo de fatores internos e externos que influenciam em suas decisões de compra. Nesse contexto, é correto afirmar que datas especiais geram um aumento considerável na demanda, sendo necessária uma série de adaptações na empresa para atendê-la.

Por isso, no artigo de hoje, mostraremos informações importantes sobre vendas em períodos específicos do ano e como usar um ERP para gerenciar o estoque de demandas sazonais, preparando os departamentos. Continue a leitura para conferir!

Previsão de estoque

O gerenciamento de um estoque sazonal necessita de uma previsão assertiva, certo? Portanto, utilizar um ERP que faz análises de mercados e das vendas em períodos anteriores, auxilia na previsão de demanda, indicando qual será a quantidade vendida com uma mínima margem de erro.

Por exemplo, uma indústria do setor de alimentos precisa ter uma previsão de demanda bem estabelecida para que possa ajustar a produção e o estoque. Essa visão antecipada evita que seja produzido mais do que, de fato, será vendido, evitando perdas financeiras com produtos parados e estragando no estoque.

Da mesma forma que também evita prejuízos de vendas perdidas pela falta de planejamento de produção.

Controle de entrada e saída

Controlar as transações de entrada e saída é uma das grandes vantagens de se utilizar um ERP de automação de tarefas, pois somente dessa forma é possível garantir que a demanda sazonal seja atendida.

Um software de gestão pode proporcionar informações valiosas como:

  • A quantidade de itens que entraram e saíram durante um período específico;
  • A necessidade (ou não) em aumentar o giro dos produtos;
  • A busca por fornecedores para atender demandas superiores ao esperado.

Resumindo, o investimento em um ERP de controle automatizado permite o máximo de visibilidade sobre os estoques sazonais e a operação como um todo.

Gestão do giro de estoque

Para finalizarmos o conteúdo de hoje, vale lembrar que o profissional responsável pela logística da indústria deve estar completamente atento à rotatividade de itens dentro de seu estoque, pois os produtos com menor giro acabam permanecendo encalhados.

Entretanto, com uma gestão de giro eficiente é possível evitar prejuízos, mesmo em períodos em que as vendas são reduzidas. Além disso, o ERP de gestão pode ajudar o empreendedor a tomar as melhores decisões para fazer o giro do estoque sem prejudicar a rentabilidade da empresa.

Por exemplo, se a indústria fornece mercadorias para uma empresa do setor varejista, com base nas análises de movimentação de períodos anteriores, é possível prever quando será necessário produzir mais (ou menos), de modo que se consiga fazer um giro de estoque mais eficiente para a demanda sazonal.

E você? Ainda tem alguma dúvida sobre como utilizar um ERP para as demandas sazonais de seu negócio? Tem alguma experiência ou dica que queira compartilhar? Então aproveite os comentários para deixar a sua opinião!

Fique por dentro das novidades

Assine a newsletter do Consistem