Imagem aérea de uma empresa
Gestão, Tecnologia 26/07/2017

Abrangendo indústrias automotivas, de bens de capital, usinagem, construção civil, entre outros, o segmento metalúrgico ocupa uma posição de grande expressão no cenário econômico nacional.

De acordo com o último Anuário Estatístico do Setor Metalúrgico, divulgado pelo Ministério de Minas e Energia, o PIB da metalurgia totalizou cerca de US$ 23,6 bilhões. Na Zona Franca, o Polo Metalúrgico registrou um crescimento de 12,65 %, nos primeiros cinco meses de 2017.

Um setor com tamanha relevância exige especificidades correspondentes, onde o diferencial em informações ágeis, qualidade nos produtos e eficiência nos processos são requisitos fundamentais para competir no mercado.

Veja como a Consistem auxiliou a empresa Riosulense a atingir todas essas metas, melhorando a sua produtividade e competitividade. Acompanhe o case!

A Riosulense

Presente há sete décadas no mercado, a Riosulense está entre as maiores fabricantes da América Latina de guias, sedes, tuchos mecânicos de válvulas e fundidos em ligas especiais. Os produtos da empresa, do segmento metalúrgico, são fornecidos para as principais montadoras de veículos automotivos do Brasil e de 25 países da América Latina, da América do Norte, da Europa, do Oriente Médio e da Oceania.

Com investimentos em tecnologias e na inovação de processos, a empresa tem conquistado destaque no setor ao promover uma gestão centralizada e focada na redução de tempo de entrega de seus produtos.

Os desafios para o segmento metalúrgico

A falta de um sistema completo e integrado com todas as áreas da empresa gerava retrabalhos desnecessários e aumento de tempo para a obtenção das informações operacionais, essenciais tanto à equipe do chão de fábrica, quanto ao ramo administrativo. Com isso, a metalúrgica não conseguia reduzir os prazos de finalização dos projetos, nem mesmo tinha uma visão ampla do negócio.

Máquina usinando metal

A Riosulense buscava uma ferramenta que pudesse oferecer mais agilidade para a programação do seu maquinário, maior controle das informações e de adequação às exigências legais, com um suporte e atendimento, tanto na hora da implantação dos mais diversos módulos, como no cadastramento de novos projetos.

Resultado da parceria com a Consistem

Com a flexibilidade do Consistem ERP, a Riosulense faz o planejamento e controle da produção, atendendo sua grande diversidade de mercados e as especificidades de cadeia produtiva.

O módulo PPCP possibilitou que os programadores pudessem reduzir o tempo de suas atividades, trabalhando de maneira mais eficiente e tendo em mãos informações centralizadas e com foco, desde a carteira de pedidos, até o rápido acesso aos dados.

Homem com fala na imagem ao lado

O Analista de Sistemas da Riosulense, Jean Veronezi, destaca os principais ganhos com a utilização do Consistem ERP: “Hoje o nosso programador tem uma visão mais ampla da sua fábrica. Ele, agora, tem potencial para ser mais assertivo na sua programação, conseguindo reduzir o tempo de preparação de máquina e, com isso, diminui custos, o tempo de programação setup e entrega do produto”.

Trabalhando em parceria, as equipes da Consistem e da Riosulense conseguiram identificar quais as funcionalidades do sistema poderiam atender as necessidades do negócio. Na visão de Veronezi, esse suporte transformou o projeto em um grande sucesso. “Eu acho que teve um grande ganho em ter uma ferramenta mais apropriada, que nos ajude a entregar resultados, conseguimos, com isso, agregar mais valor ao produto”.

Confira na íntegra o depoimento do Analista de Sistemas da Riosulense e conheça mais sobre o case:

Quer obter ganhos para o seu negócio? Então conheça mais sobre os módulos e vantagens do  Consistem ERP.

Fique por dentro das novidades

Assine a newsletter do Consistem