Filtre por assunto: Gestão Tecnologia

8 benefícios do ERP que ajudam a aumentar os lucros da indústria têxtil

Já pensou em contar com um sistema que integra todos os setores de uma organização e deixa os processos mais eficientes e otimizados? Ele existe e pode ajudar – e muito – a aumentar os lucros da indústria têxtil. Estamos falando do ERP.

Essa ferramenta de gestão possibilita mapear e aprimorar todas as atividades do negócio. Com isso, a empresa ganha em valor e competitividade, pois consegue atender seus clientes de forma muito mais ágil e dinâmica.

Um dos pontos mais fortes do sistema é que ele agrega dados estratégicos de caixa, vendas, compras, marketing, recursos humanos, finanças, dentre outras áreas, o que possibilita ter uma visão global de todos os processos organizacionais.

Aplicar o ERP é sinônimo de uma efetiva mudança de cultura no negócio, pois o software proporciona diminuição de falhas e retrabalhos e, ainda, aumenta a confiança na tomada de decisões estratégicas para o crescimento da empresa.

Neste artigo, vamos destacar como o ERP possibilita aumentar os lucros da indústria têxtil. Acompanhe e assegure para o seu negócio uma gestão muito mais abrangente e eficiente!

Como o ERP ajuda a aumentar os lucros da indústria têxtil

1. Previsão de vendas

Por meio do sistema ERP, é possível ter total controle das contas a pagar e receber, dos pagamentos de impostos, da geração de relatórios de vendas, da performance dos setores, da análise de metas, etc.

Com esses dados em mãos, a empresa aumenta o potencial de previsibilidade de vendas. Ou seja, essa é uma ferramenta de gestão imprescindível para uma empresa do mercado de moda que tem o objetivo de crescer de forma sustentável, responsável e contínua.

2. Redução considerável dos custos

O ERP atua diretamente na redução de custos da empresa, uma vez que evita os desperdícios e diminui a incidência de erros e retrabalho. Além disso, o sistema também calcula impostos, o que reduz os custos relacionados a essa operação.

Com o software integrado em todos os setores, é possível que os gestores visualizem todas as informações em um único local. Isso maximiza a eficiência e proporciona processos muito mais assertivos para a organização como um todo.

3. Melhoria da produção

Uma vez que haverá redução de custos, também existirá aumento da produtividade. Com processos mais organizados e automatizados, toda operação se desenvolverá de forma mais consistente e eficiente.

Nesse contexto, os colaboradores e os gestores passarão a saber com mais clareza o que fazer para conquistar os melhores resultados.

4. Gestão tributária mais simples e eficaz

Vivemos em um país com uma carga tributária complexa e burocrática. Essa situação pode, por exemplo, atrapalhar o crescimento sustentável de um negócio. Nesse sentido, as empresas precisam adotar estratégias eficientes para reduzir os custos com impostos.

Por meio da implantação de um software ERP, pode-se automatizar o setor da controladoria, o que permite que as falhas relacionadas à gestão fiscal e às multas, por exemplo, sejam drasticamente diminuídas.

5. Entregas rápidas e eficientes

Mais produtividade no dia a dia significa que é preciso muito mais agilidade para realizar a entrega de produtos e serviços. O ERP possibilita ter um maior controle do estoque, o que impede que a produção fique estagnada por falta de matéria-prima, acarretando em demora na produção e, consequentemente, da entrega.

Quem sai ganhando é o consumidor, que terá o produto em mãos no tempo previsto – ou até antes –, e a própria organização, que passa a ter mais credibilidade e aumenta seu potencial competitivo no mercado.

6. Segurança da informação dos processos

A implantação de um sistema de gestão ERP em uma empresa do mercado da moda também assegura muito mais proteção aos dados da organização. Afinal, a integração de informações evita que aconteçam fraudes e extravios. Caso o sistema seja interligado à tecnologia em nuvem, as informações ficam ainda mais preservadas, uma vez que estarão criptografadas.

7. Mais eficiência nos processos de suprimentos

Para facilitar o processo de fabricação dos produtos, é essencial que a empresa tenha total controle de estoques e de matéria-prima. Assim, com a adoção de um sistema ERP, todas as informações dos setores são integradas, o que possibilita estimar o estoque necessário para um determinado período, por exemplo.

Além disso, essa situação ainda permite que as empresas realizem compras mais planejadas e assertivas e apostem em estratégias como um lote de compras mais barato.

8. Maior competitividade

Todos os benefícios citados ao longo do artigo resultam em muito mais competitividade para a empresa. Quando conta com um sistema ERP, a organização pode tomar decisões mais assertivas e focar em questões estratégicas, como na qualidade de seus produtos e serviços. Isso só é possível porque todos os processos estão automatizados de maneira segura e consistente.

Como podemos constatar, essa tecnologia possibilita um negócio com mais lucros. Afinal, o ERP traz mais eficiência no planejamento e na gestão como um todo.

Busque um ERP que atenda às necessidades da sua empresa

Considerando tudo o que foi abordado até agora, é preciso analisar e buscar um software integrado e perfeito para as necessidades da sua empresa em particular. O ERP, definitivamente, não é um sistema muito simples para ser entregue e, de forma imediata, começar a ser utilizado.

A partir dessa realidade, é muito importante que você identifique um fornecedor parceiro, que ajude em todo o processo de adoção do sistema, incluindo o aperfeiçoamento contínuo do uso. Afinal, a tecnologia avança muito, assim como o próprio mercado.

Isso quer dizer que a empresa que oferece o serviço de software deve estar atenta a quaisquer tipos de alteração de cenário, de forma que possa aprimorar seu sistema constantemente e ajudar diretamente nos processos e nos resultados da organização atendida.

Sabemos que o mercado da moda é extremamente exigente e pode mudar de forma muito rápida. Por isso, vale reforçar que, para usufruir do conhecimento profundo do sistema operacional da sua empresa, é preciso contar com um software de ERP perfeito para a sua necessidade.

Se você gostou deste artigo, siga o nosso perfil nas redes sociais e continue acompanhando as nossas publicações, que podem ser essenciais para a sua empresa fazer a diferença no mercado.


Fique por dentro das novidades. Assine a newsletter da Consistem.