5-dicas
Gestão 05/05/2020

Há poucas semanas, quando publicamos aqui no blog quais seriam os 4 maiores desafios da indústria têxtil para 2020 e 2021, jamais imaginamos que enfrentar uma recuperação econômica por conta de uma pandemia mundial seria um deles, e que em breve estaríamos selecionando dicas para driblar a crise causada pelo coronavírus.

Sem precedentes na história moderna, esse foi o primeiro surto epidêmico enfrentado pela humanidade após a globalização. As informações correm o mundo em tempo real, permitindo que muitas ações pudessem ser antecipadas para conter a propagação do vírus, baseadas nas experiências dos países que enfrentaram a doença antes.

Além das lamentáveis perdas humanas, o vírus trouxe também problemas econômicos, causados pelo isolamento social necessário para conter a doença.

A indústria e o comércio pararam, a fim de proteger seus colaboradores e clientes. As vendas diminuíram em percentuais assustadores, tanto no mercado externo como no interno.

Aos poucos, é necessário direcionar os esforços para recuperar os prejuízos e voltar à normalidade. E a Consistem está junto com você nessa missão. A seguir, você vai conferir 5 dicas importantes que vão ajudar você e o seu negócio a superarem a crise. Continue lendo!


Ajuste os gastos e despesas do negócio ao novo cenário

 

Sem dúvidas, esse é um dos passos mais importantes para reduzir os efeitos causados pela baixa nas receitas. Nesse momento, é necessário um olhar crítico para o cenário que está sendo desenhado pelo mercado. Preveja com cuidado os gastos de acordo com os custos físicos e variados do seu negócio pelos próximos 3 meses, no mínimo.

Com menos dinheiro no caixa, talvez seja preciso escolher quais são as despesas mais importantes, que devem ser priorizadas, como o aluguel e material para produção. Com estas informações em mãos, vá ao encontro de seus fornecedores para negociar prazos de pagamento ou renegociar dívidas, adequando o valor da parcela ao seu faturamento.


Mantenha a sua equipe motivada

 

Em meio à crise, não se esqueça: o capital humano é o que há de mais valoroso em uma companhia. Nesse momento, colaboradores motivados e comprometidos fazem toda a diferença para recuperar o negócio. Lideranças inspiradoras são capazes de conduzir as decisões e mudanças necessárias para resgatar o capital.

Aproveite o momento em que todos estão juntos no mesmo barco para reforçar a relação de confiança que deve existir na sua organização. Ela é indispensável para manter o equilíbrio mental das equipes de trabalho e ajudar a focá-las para inovar e mudar o que for preciso.

Importante: ouça sua equipe em busca de ações criativas que possam ser desenvolvidas agora e a médio prazo. As boas ideias que podem surgir com esse brainstorming vão surpreender você.

 

5-dicas_B

 

Seja transparente com todos

 

Essa relação de confiança com os colaboradores é impossível se não houver um fator muito importante: o de transparência, inclusive com o mercado da indústria. Alinhe seu discurso às suas ações e mantenha todos informados sobre as operações da empresa. Atualize seus clientes sobre as possibilidades de atrasos e capacidade produtiva, jamais prometendo o que não pode cumprir.

 

Mantenha as informações internas organizadas

 

Mais do que nunca, a eficiência da gestão é que vai garantir quem vai ou não continuar relevante em um mercado pós-crise do coronavírus. Nesse momento, um sistema como o ERP Consistem, com funcionalidades exclusivas para o setor têxtil, faz toda a diferença para as tomadas de decisões, que devem ser milimetricamente assertivas.

O software digitaliza processos e dados para transformá-los em informações que permitem uma visão ampla de todo o cenário produtivo e de vendas da marca, permitindo que se escolha o melhor caminho para seguir com segurança, integrando e revendo o planejamento produtivo e de vendas.

 

Busque o apoio do governo

 

Para acelerar a recuperação das empresas, os governos estaduais e a União devem propor diversas medidas de apoio para pequenas, médias e grandes empresas. Informe-se sobre os pacotes de ajuda para a sua categoria, que podem incluir redução de impostos, disponibilidade de empréstimos a juros baixos e apoio para evitar demissões.

 

Colocando todas essas dicas em ação, apostamos que você vai driblar a crise e se fortalecer ainda mais para vencer as dificuldades. Conte com as soluções da Consistem para deixar sua indústria ou confecção têxtil ainda mais forte e simplificar sua gestão.

 

BOTAO

Fique por dentro das novidades

Assine a newsletter do Consistem