Filtre por assunto: Gestão Inovação Tecnologia

Conheça 3 desafios do setor de TI e como superá-los

Há alguns anos atrás o departamento de tecnologia da informação era visto apenas como mero suporte às operações de uma empresa. Entretanto, atualmente, o cenário é muito diferente disso e os profissionais devem encarar os novos desafios do setor de TI.

A área de gestão de TI vem assumindo um papel de protagonista, sendo parte importante nas decisões estratégicas em diversos modelos de negócios. O investimento no setor torna o ambiente corporativo mais eficaz, além de garantir a melhoria nos processos, mais agilidade e aumento da produtividade.

E conforme cresce a responsabilidade, crescem também os desafios do setor de TI. Novas tendências, produtos e sistemas surgem diariamente e, como consequência, tornam a tecnologia da informação uma atividade complexa e desafiadora.

Saiba como as adversidades do setor podem impactar na sua empresa e veja como superá-las, com as nossas dicas.

Setor desalinhado com as necessidades do negócio está entre os desafios do setor de TI

O funcionamento do departamento de TI, quando desalinhado com as metas de mercado da empresa, pode causar grandes impactos para as receitas da companhia. Além dos prejuízos, esse desalinhamento leva ao aumento de erros operacionais, diminuindo, assim, criticamente os seus índices de qualidade.

Para este desafio, a solução pode estar na integração de setores. Já existem no mercado softwares corporativos capazes de unir os departamentos operacionais e estratégicos da empresa, com o objetivo de garantir que os fluxos de trabalho tenham um nível de fluidez elevado, gerando melhores resultados para a empresa.

Equipe desatualizada

A tecnologia de informação é uma atividade dinâmica e com mudanças diárias. A falta de atualização dos profissionais sobre a implementação de novos produtos, gera dúvidas e atraso na resolução das demandas.

profissionais estão em torna da mesa observando moça em frente ao quadro verificando os novos desafios do setor de TI

Por isso, o treinamento de profissionais de TI deve ser feito regularmente. Sempre que novas soluções, rotinas operacionais ou métodos de gestão forem adotados, o gestor deve certificar-se de que todas as novas informações estarão alinhadas entre a equipe.

Redução de custos

Enfrentamos um cenário de instabilidade na economia brasileira. Com um orçamento cada vez menor, a área de tecnologia da informação assume um grande papel no auxílio da redução de desperdícios das empresas. E por isso, a busca por metodologias, processos e sistemas de TI mais eficientes e com custos reduzidos está cada vez maior.

Para superar este desafio, comece avaliando os métodos e sistemas de TI utilizados na sua empresa. Segundo um estudo da Gartner (empresa americana líder em pesquisa e consultoria em TI), encerrar as atividades dos softwares poucos eficientes, pode gerar uma redução de até 25% dos custos operacionais, além de permitir que os processos sejam otimizados ao serem migrados para um sistema mais completo, atualizado e de ampla integração.

Como a sua empresa tem se comportado diante desses e outros desafios? Deixe o seu comentário e participe!